Acompanhe nosso conteúdo

Desempenho mecânico de instrumentos ProFile de liga NiTi original austenítica e tratados termicamente (dourado e azulado).

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Objetivo: investigar o desempenho mecânico de instrumentos de liga NiTi austenítica original e tratada termicamente, isolando-se a variável tratamento térmico

Metodologia: instrumentos ProFile foram submetidos ao tratamento térmico em forno com atmosfera de argônio a uma taxa de aquecimento de 10°C/min. Após atingir as temperaturas de 450ºC ou 500ºC, o sistema permaneceu em temperatura constante por 10 minutos, seguido de resfriamento em água à temperatura ambiente. Em seguida, os três grupos de instrumentos (n=30 por grupo) foram comparados quanto à fadiga cíclica (n=10 por grupo), flexão (n=10 por grupo) e resistência à flambagem (n=10 por grupo). A superfície e o modo de fratura foram observados em um microscópio eletrônico de varredura. A análise estatística foi realizada por meio dos testes de ANOVA unidirecional e teste de Student-Newman-Keuls a 5%.

Resultados: os instrumentos adquiriram coloração amarelada e azulada após tratamentos térmicos a 450 ºC e 500 ºC, respectivamente. Os instrumentos ProFile originais apresentaram menor resistência à fadiga cíclica e maior resistência à flexão e à flambagem (P<0.05). Em contraste, os instrumentos ProFile azulados (tratados termicamente a 500°C) apresentaram maior resistência à fadiga cíclica e menor resistência à flexão e à flambagem (P>0.05). Conclusões: os diferentes tratamentos térmicos realizados nos instrumentos ProFile aumentaram sua resistência à fadiga cíclica e melhoraram a flexibilidade e resistência à flambagem.

Palavras-chave: instrumentos endodônticos; NiTi; propriedades mecânicas.

Brazilian Dental Journal (2022) 33(4):47-53

http://dx.doi.org/10.1590/0103-6440202204978

Open chat