Meus Serviços
- Home
- Serviços
Consultoria e Treinamento em Endodontia
Conheça melhor nossa consultoria:
Os últimos anos foram marcados por importantes avanços tecnológicos e científicos na Endodontia:
A evolução do conhecimento das ciências básicas, notadamente do ponto de vista microbiológico, devido aos avanços tecnológicos da Biologia Molecular;
O emprego de novas metodologias na pesquisa, como a microtomografia computadorizada (microCT), que permite a observação tridimensional e em alta resolução do sistema de canais radiculares dos elementos dentários;
O microscópio clínico reúne magnificação e iluminação do campo operatório do endodontista, melhorando consideravelmente as fases de diagnóstico, planejamento, tratamento, prognóstico e também o retratamento clínico ou cirúrgico;
A radiologia digital contribui para a interpretação das imagens com maior clareza e definição, além de ser um método mais rápido e seguro quando comparado às técnicas convencionais;
A tomografia computadorizada de feixes cônicos preenche uma importante lacuna entre a imagem bidimensional da radiografia periapical e a inspeção clínica, permitindo que o clínico “enxergue” estruturas internas do dente que não poderiam ser observadas de outra forma;
Os aparelhos eletrônicos para a localização do forame apical apresentam atualmente alta taxa de confiabilidade;
As centenas de sistemas de instrumentos de níquel-titânio para o preparo do canal radicular tornam mais simples (não mais fácil) a tarefa de instrumentar tridimensionalmente o sistema de canais radiculares. Com formas, conicidades e propriedades mecânicas variadas os instrumentos de NiTi possibilitam, na maioria das vezes, um preparo com maior previsibilidade, segurança e eficiência;
Os aparelhos termoplastificadores de guta-percha por injeção ou em associação com os cones de guta-percha, compatíveis com os sistemas de instrumentos, facilitam muito a fase de obturação do sistema de canais radiculares;
A fabricação de pontas ultrassônicas específicas para o tratamento endodôntico torna mais eficaz a limpeza do SCR, a remoção de pinos e fragmentos de instrumentos e corpos estranhos de dentro do canal, além de possibilitar um retropreparo mais adequado nas cirurgias parendodônticas.
Mas a Endodontia não pode ser somente isso, não acha?
A Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
De acordo com o Código de Ética Odontológica, o Cirurgião-Dentista tem o direito fundamental de diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional. Sendo assim, a abordagem endodôntica por parte do clínico geral é prevista nas normas vigentes e deve ser considerada entre outras, incluídas no rol de procedimentos ao alcance do profissional generalista, desde que sejam considerados o conhecimento da condição, a complexidade do caso e a disponibilidade recursos para condução segura do tratamento.
Muitos clínicos se sentem encorajados a realizar o tratamento endodôntico no âmbito da clínica geral, porque durante sua formação foram apresentados à matéria e treinados para a execução de procedimentos de baixa complexidade. Fazem parte de muitos currículos de curso de Graduação disciplinas específicas de Endodontia. Às vezes, até três disciplinas são dedicadas à especialidade, além disso, o procedimento comumente é realizado em Estágios Supervisionados e Clínicas Integradas durante a formação.
O avanço tecnológico da especialidade, sobretudo a introdução de instrumentos mecânicos e flexíveis para o preparo do canal, simplificou muito a realização do tratamento endodôntico. Este contexto vem motivando clínicos e até mesmo especialistas de outras áreas a buscar conteúdo e treinamento na Endodontia.
Paralelamente, observa-se um nítido movimento de pessoas procurando pelo tratamento endodôntico como alternativa à exodontia e colocação de implante. Seja por motivações econômicas, seja pela maior disponibilidade de informações, a demanda por tratamento endodôntico pode estar em crescimento nos consultórios e clínicas odontológicos.
Hoje no Brasil existem quase 336 mil profissionais registrados no CFO, porém nesse contingente menos de 5% dos profissionais são endodontistas. Essa proporção pode ainda ser menor quando analisados os casos de múltiplas especializações. Além disso, cerca de 50% dos atendimentos de urgência realizados nas Unidades do SUS envolvem o tratamento endodôntico, assim, por todas as razões apresentadas anteriormente pode-se estimar que na clínica privada essa proporção deve ser ainda maior.
Então, esses são argumentos suficientes para você compreender a necessidade estratégica de ter seus conhecimentos endodônticos atualizados, aperfeiçoados ou aprofundados?
- Mentoria à distância
2. Cursos de imersão
Objetivos dos cursos de imersão
Há dois cursos disponíveis, que possibilitarão o aprofundamento dos conceitos endodônticos, com foco na excelência clínica, e na utilização otimizada dos recursos tecnológicos da Endodontia de Vanguarda.
Programa do curso Imersão na Prática Clínica Endodôntica
Conceito e prática de “limpeza-modelagem-limpeza”;
Instrumentos de NiTi – características e acionamento;
Obturação do sistema de canais radiculares com guta-percha termoplastificada.
Programa do curso Imersão em Cirurgia Paraendodôntica
Resultados do tratamento endodôntico;
Microscopia;
Cirurgia parendodôntica.
3. Cursos de atualização e capacitação
Objetivos
Considerando a linha do tempo desde a formação do profissional até os dias atuais, os cursos atualizarão e capacitarão cirurgiões-dentistas quanto às modernas práticas no âmbito da clínica endodôntica.
Programa
Diagnóstico endodôntico;
Princípios endodônticos;
Cavidades de acesso;
Preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares;
Obturação do sistema de canais radiculares;
Retratamento endodôntico;
4. Cursos de especialização
Objetivos do curso de especialização
Abordar de maneira técnica e científica os princípios e conceitos, biológicos e mecânicos, da moderna endodontia para que o cirurgião-dentista possa fundamentado, no exercício de suas atividades, fazer as suas tomadas de decisão clínica com vistas ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento das doenças da polpa e dos tecidos perirradiculares. Além disso, fornecer o treinamento prático necessário para que o cirurgião-dentista venha a desenvolver e aprimorar as suas habilidades no emprego de instrumentos e aparelhos e na aplicação de técnicas diversas necessárias à terapia endodôntica.
Programa
Normalidade e alterações patológicas da polpa e dos tecidos periapicais;
Infecção endodôntica;
Diagnóstico endodôntico;
Diagnóstico diferencial;
Plano de tratamento;
Princípios endodônticos;
Cavidades de acesso;
Instrumentos e materiais endodônticos;
Preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares;
Obturação do sistema de canais radiculares;
Reparo apical;
Biomateriais;
Medicação intracanal;
Retratamento endodôntico;
Traumatismo dentário;
Cirurgia parendodôntica;
Urgência endodôntica;
Tratamento de dentes com rizogênese incompleta;
Emprego e novas tecnologias para diagnóstico e tratamento endodônticos.
Consultoria e Treinamento em Estatística
CONHEÇA MAIS DE NOSSOS SERVIÇOS ABAIXO:
Na Área da Saúde, tanto os experimentos que envolvem os aspectos vitais, como os de natureza física, mecânica e comportamental representam fenômenos aleatórios. Isto significa que a sua repetição pode produzir observações diferentes, mesmo que as condições originais da experiência sejam mantidas. Esta categoria de fenômenos precisa ser modelada em termos probabilísticos, uma vez que não produzem resultados efetivos como observações e sim um comportamento probabilístico.
A Estatística ajuda nesse momento, estudando e auxiliando o entendimento do comportamento probabilístico dos experimentos aleatórios de interesse. A Estatística permite não só fazer inferências sobre as características da população a partir das características da amostra, mas também possibilita estimar o que aconteceria se o experimento fosse repetido muitas vezes.
Podemos assessorar com o aconselhamento estatístico para a realização de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado nas fases de Planejamento, Análise de Dados, Interpretação de Resultados e Suporte na Redação de Trabalhos Científicos.
Planejamento
· O planejamento consiste na identificação e delineamento do estudo, no cálculo do tamanho da amostra e na orientação para o levantamento de dados.
· Identificação e delineamento do estudo
· Proposição e hipóteses do trabalho
· Estabelecimento das variáveis envolvidas
· Escolha do modelo adequado
· Cálculo do tamanho da amostra
· Consideração sobre o fenômeno envolvido e o poder da análise
· Relação entre os parâmetros de interesse: tamanho da amostra, poder, nível de significância e efeitos do modelo experimental.
· Orientação para o levantamento de dados
· Coleta e processamento com vistas à análise dos dados
Análise de dados
A análise é feita em quatro etapas: análise exploratória dos dados, análise descritiva, análise inferencial e interpretação dos resultados.
· Análise exploratória dos dados
o Geração de gráficos e tabelas
· Análise descritiva
o Cálculo de estatísticas amostrais
· Análise inferencial
o Aplicação de testes estatísticos apropriados
Interpretação dos resultados e Suporte na redação de trabalhos científicos
Curso de Estatística Aplicada na Pesquisa Odontológica e na Área da Saúde.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Importância da estatística para as ciências da saúde e biológicas
a. Conceitos e objetivos
b. Tipos de estudo
c. Informática aplicada à Estatística
d. Programas estatísticos
e. Elaboração de bancos de dados
2. Métodos estatísticos
a. Planejamento
b. Descritivo
c. Analítico ou Inferencial
3. População e amostra
a. Elementos
b. Variáveis
c. Dimensionamento amostral
4. Apresentação de dados
a. Tabelas e gráficos
b. Distribuição de frequências e histograma
5. Medidas características de uma distribuição
a. Medidas de tendência central
b. Medidas de dispersão
6. Introdução à probabilidade
7. Teoria da estimação
a. Estimativas pontuais
b. Estimativas por intervalo
8. Distribuição normal
9. Testes de hipóteses
10. Teoria da Correlação e Regressão Lineares
11. Orientações do ponto de vista estatístico para avaliação crítica de trabalhos científicos
CURSOS DISPONÍVEIS:
Estatística Aplicada na pesquisa na Área da Saúde
Metodologia científica
Métodos estatísticos
Recursos da informática na estatística
Análise e apresentação de dados
Interpretação de resultados
Atendimento clínico e cirúrgico em Endodontia
CONHEÇA MAIS DE NOSSOS SERVIÇOS ABAIXO:
Em parceria com a Clínica RIT Premium Dental Care (Rio de Janeiro, Três Rios e Liverpool – Inglaterra) ofereço tratamento endodôntico em ambiente cuidadosamente planejado para o conforto e segurança dos pacientes, estando equipado com as mais modernas tecnologias disponíveis para a especialidade.
No Rio de Janeiro, estamos situados na Avenida das Américas, 3301, bloco 4, loja 104
Barra Business Center – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.631-003
Agendamentos pelo telefone 55 21 97154-6839
Consultoria Educacional na Área de Odontologia
Saiba mais sobre a consultoria:
Autorização de Cursos de Graduação em Odontologia
Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação em Odontologia
Implantação e Avaliação de Programas de Pós-Graduação em Odontologia
· Orientação para gestores, coordenação de curso e NDE;
· Assessoria na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso;
· Dimensionamento de corpo docente e infraestrutura.
· Orientação para gestores, coordenação de curso e NDE;
· Assessoria na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso;
· Dimensionamento de corpo docente e infraestrutura.
· Adequação de infraestrutura de ensino e pesquisa;
· Assessoria na elaboração da Proposta do curso;
· Dimensionamento do Corpo docente;
· Avaliação da Produção intelectual.